sexta-feira, maio 6

Somos crianças sem razão para viver.


Somos novos, talvez demasiados novos para ver todas as pessoas a virar o mundo contra os que nascem agora. Vejo-o eu, o mundo nunca nos teve tão nas mãos como agora. Nunca nós quisemos cuidar de um mundo que vocês destruíram coma vossa doença. Sentimos que não estamos bem neste mundo.

Eu vejo o amor, vejo o ódio, vejo o mundo que poderias construir. Vejo-lhe a vida, está velho o céu no seu todo. Damos tanto para que vocês possam voar. Sim, nós vamos para a rua, gritar em nosso nome, com a bandeiras ódio. O mesmo ódio com que nos conseguiram encher os corações, ou diria eu, as nossas almas. Assistimos, sem poder fazer grande coisa, a todas as mentiras que nos mostram, que nos dão para viver, diante dos nossos olhos. Foram vocês que nos prometeram um futuro melhor, uma vida de estudos sem problemas, onde o emprego estaria garantido, mas só pensaram em vocês e nos vossos bolsos ou no dinheiro que poderia ganhar à nossa custa. Tiraram-nos o emprego, tiraram-nos as maneiras de poder viver melhor, sem que tivéssemos qualquer ajuda para começar a fazer as nossas vidas, os nossos estudos. Nunca facilitaram nada, porque pensaram sempre que deveríamos viver como vocês viveram à vinte anos. Ouvimos a mentira, o ódio que nos têm, a indiferença com que falam para nós, tratando-nos como se fossemos mais uns velhos que deixam a um canto, ou como se nos pudessem por num lar para jovens. Somos humanos, e temos coração. Somos fortes. Ouvimos o ódio nas vossas palavras, as palavras que foram feitas para nos magoar, para nos deixar a pensar que não valemos nada. Que não passamos realmente de mais uns jovens.

Ficamos doentes. Doentes, porque nunca quisemos nada disto. Não precisamos de medicamentos para nos fazer adormecer os sentimentos e de alguma forma, fechar-nos os olhos ao que vocês tanto fazem de bem. Enganar-nos e tirar-nos tudo. São egoístas. Somos crianças sem razão para viver. Sintam o bater dos nosso corações, saibam que também gostávamos de poder viver. De arranjar uma casa e acabar os estudos para podermos ter um futuro melhor. Tudo nos foge das mãos. Até o mundo tem medo de nós, por pensar que vamos fazer a mesma coisa que vocês sempre lhe fizeram. Queremos apenas um futuro melhor. O nosso futuro. E, estamos fartos de vos ver em guerras. Da desgraça que criam no mundo, na fome que há por matar. Porque nós não temos nada para ajudar a mudar o mundo, porque vocês não querem a nossa ajuda.

Um dia, quando vocês, que nos fizeram isto, se forem embora, iremos pegar no que aprendemos e, aos nossos filhos iremos dar as ferramentas e os brinquedos que não nos quiseram dar enquanto crescíamos. Estamos fartos de ter que engolir sapos, ouvir o que não é verdade, tudo aquilo que nos magoa, todas as mentiras, todos os vossos falsos sorrisos, tudo o que escondem atrás de vocês. Estamos fartos que nos tirem as medalhas do peito. Estamos fartos das vossas palavras. Fartas das vossas mentiras.

Os jovens estão estão fartos que nos tirem todas as esperanças. E vão lutar, lutar contra os adultos que nos levaram todos os sorrisos. Que disseram que os nossos sonhos eram apenas pesadelos. Os jovens, são o futuro, não uma doença do próprio mundo. Os vossos problemas, não são nossos. Resolvam-nos! Dêem-nos as ferramentas para mudar o mundo. O nosso mundo.

Somos crianças sem razão para viver.

2 comentários:

  1. é tao verdade, tao sincero, tao tudo, que nao tenho palavras...

    ResponderEliminar
  2. Não esperes que o mundo te dê nada, tens de lutar com as armas que conseguires para obter o que tanto desejas... e sim o mundo está podre, e é na alma, e poucos o conseguem ver.

    Excelente texto!
    Bj

    ResponderEliminar