sexta-feira, janeiro 2

Lidar com os ciumes do namorado/a.

Dealing with a jealous love partner - PsyBlloger.com

É verdade que sentir amor é sempre a melhor experiência de todas, mas esta experiência torna-se "chata" quando o teu namorado/a se torna ciumento. Considerado como um caso sério na relação, os ciumes se não são tratados como deve ser, poderão arruinar uma relação. Portanto, é melhor saberes formas de como lidar com os ciumes do teu companheiro/a ou até mesmo de ti.

Quando sentires o/a teu/tua namorado/a a começar a ficar ciumento ou com inveja, primeiro, tenta identificar a causa de ela/ele ficar ciumento. Lembra-te, para pessoas diferentes, situações diferentes podem resultar em ciumes. Por isso, entender realmente a causa para os seus ciumes, é essencial para salvar a relação.

Insegurança, Controlo e Sentir-se Inferior, são as três principais causas que podem criar ciumes ao teu namorado/a. Em muitos casos, o parceiro simplesmente começa a sentir-se inseguro quando sente que ela/ele lhe começa a dar menos tempo ou atenção. Algumas vezes o namorado começa a sentir que ela/ele não merecem estar contigo por se aceitarem (a eles) e questionam o facto de se são ou não bons para ti. Enquanto, que na maioria dos namorados/as começa a sentir ciumes/inveja por serem "controladores" e a sentir que o seu parceiro anda a ver outra pessoa ou a estar com outra pessoa, não te querendo perder.

Então, para lidar com os ciumes dele ou dela, tenta descobrir quais das causas mencionadas a cima está ele/ela. Depois, quando encontrares a causa, tenta ser honesta/o contigo e com o teu parceiro e conta-lhe e conforta-o de que não é preciso ele ter ciumes, sentir-se mal, ou ser controlador, quando estás ou não com ele.

Fonte: Dealing with a jealous love partner - PsyBlloger.com


Fala com o teu namorado/a sobre as suas/tuas inseguranças e os seus receios.
Ajuda quando um/a namorado/a ciumento sabe que pode falar com alguém sobre os seus sentimentos; Irás (tenta) ouvir os medos e ansiedades do teu companheiro e tentar entender de onde é que vêm.

Tenta não dispensares ou não ligar aos sentimentos do teu namorado/a (ex, “Outra vez não… Tu és parvo… De onde é que vem isso? Nem vou comentar... Pára de falar nisso... Não percebes nada... Está bem...”). Não ligar aos seus sentimentos, só vai fazer com que a pessoa se sinta ainda pior e mal entendida e não irá ajudar nada a resolver o problema, e mostra que não queres saber dele para nada nem respeitar nem ouvir os seus sentimentos. O amor é compreensão mutua e respeito assim como ouvir e falar com a pessoa que se ama.

Fonte: How To Deal With an Overly Jealous Partner? - TruthAboutDeception.com

Tradução: Eu (Pedro Mota)

25 comentários:

  1. humm novo consultor sentimental??!
    gostei =)

    para mim os ciumes sao a pimenta no amor... tem de haver mas muitos, muitos poukinhu!

    beijinhus

    ResponderEliminar
  2. pra mim o ciume estraga um relacionamento igual esta estragando o meu meu namorado e muito ciumento eu amo ele d++++++
    so que ele parece que não ve me prende de certas coisas sem necessidade sem fundamento e isso e ruim

    ResponderEliminar
  3. Na minha opnião ciume demais acaba com um relacionamento, é oque esta acontecendo com o meu ;X
    estamos juntos a um bom tempo e não posso neim tirar uma foto com meu primo que é conciderado um irmão pra mim, por que ele não gosta, vira a cara pra mim, e simplismente fica emburrado, ja tentei dialogar mais é impossivel, ele disse que vai mudar, mais nunca muda, a unica solução que vejo é terminar, pois como estamos não sou feliz :(

    ResponderEliminar
  4. ciumes quem nunca sentiu,as vezes chega ate a doer tou tentando sair dessa furada

    ResponderEliminar
  5. o meu namorado tambem e muito ciumento, apesar dele dizer que nao. estou desisperada ja nao sei o que fazer, ja abri mao de amigos coisas, ja nao saio pra nada nem com amigas, e so escola casa e trabalho, ja tentei o dialogo mas so resulta por um dia no dia seguinte continua a mesma coisa de sempre, mas o grande problema e que o amo de++++++...

    ResponderEliminar
  6. Mostra-lhe que vale apena confiar em ti, e que não há nada para que ele esteja com ciumes ou medo de te perder. Mostra-lhe como te sentes. Sê verdadeira com ele, e pede a moeda em troca. Só assim é que ele se vai aperceber o quanto te fere.

    Se lhe mostrares e disseres o que fazes com os teus amigos e que nada mais é, se não o memso que ele faz com os dele, será óptimo. Penso eu, que ele irá entender isso. :)

    Mostra que não irás sair dele assim do nada. É esse o medo de toda agente. Que não há outro, nem tão cedo haverá.

    ResponderEliminar
  7. bom o meu namorado é muto ciumento só porque perguntei se o primo dele q e o meu colega se segunda ia pro colégio.Ai ele brigou comigo o q devo fazer mim ajuda mim de um conselho...........

    ResponderEliminar
  8. @graziely
    Mostra-lhe que não há razões para que ele desconfie do que faças, de que é dele que tu gostas e que não há nada que faças com o primo dele. :)

    ResponderEliminar
  9. Muitas vezes apenas dizer a verdade não é suficiente. Se o ciúmes for patológico a melhor saída é procurar ajuda profissional. Eu tenho um namorado extremamente ciumento e nada do que digo ou faça muda o pensamento dele, simplesmente por que ele já tem toda uma realidade distorcida na cabeça dele. Apenas diálogo não vai mudar isso.

    ResponderEliminar
  10. Penso então que o problema és tu. Assim como ele também é problema. Não acho que seja preciso procurar ajuda profissional, mas talvez falar bem sobre o que o faz pensar para ser assim ciumento, fosse o melhor. Falar e falar, e mostrar-lhe e provar-lhe que o que ele pensa que está mal, afinal esteja bem.

    Possivelmente ele vê que de nada do que dizes confirma com o que fazes na cabeça dele.

    ResponderEliminar
  11. Meu namorado é muito mas muito ciumento... quando ligo pra ele , ele sempre pensa que to com alguem, disconfia se eu to em casa sendo que a unica coisa que eu faço é estudar e ficar em casa... já convercei mas ele diz que tem medo de me perder e que vai muda mas ele nunca muda ... ele tem ciumes de tudo msn, orkut, amigos, e ainda pra piorar acredita em coisas que os amigos dele dizem pra ele não sei o que faze eu amo ele e nao quero perder ele .... me ajudem

    ResponderEliminar
  12. Para mim ciume é pura frescura, sinceramente sofro com isso a mais de um ano e minha relação
    se tornou super cabulosa e não consigo me livrar
    dele, ja levei pro tratamento mas ele não quis continuar.
    a situação está super insuportavel e não tem motivo nenhum ele me liga o dia todo...
    ELE É LOUCO

    ResponderEliminar
  13. O CIUMES, SÃO COISAS QUE TODOS OS CASAIS TEM E BOM PARA A PIMETAR O ROMACE DESDE QUE TENHA COMTROLE DO CIUMES. NO AMOR TUDO PODE ACONTECER DESDE AQUELE CIUMES BSETA A AQUELES QUE PREGUDICA NOS MESMO BORA FAZER CIUMES MAIS COM MODERAÇÃO BJS TCHAU MTS BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderEliminar
  14. Infelizmente eu sou muito ciumenta, não consigo mudar, é inevitável. Agente ultimamente está brigando muito e o pior é que falta 20 dias pro nosso casamento, não sei o que fazer. EU estou sofrendo muito e ele também. Mais amo ele de mais pra terminar tudo. O que faço?

    ResponderEliminar
  15. Na realidade o que tu sentes, não é ciumes, é apenas medo que ele te deixe para ir ter com outra. E se ele quer casar contigo, é porque gosta de ti e quer passar o melhor do seu tempo da vida dele contigo ao seu lado.

    Mesmo que as coisas corram mal para os dois, tenham em mente que, enquanto estão juntos, divirtam-se, amem-se, amuem, e lutem um com o outro. A vida não é feita de coisas boas ou só coisas más. Tem também aqueles momentos de solidão. Como quando se separam casais, o melhor é respeitarem-se e cada um segue a sua vida.

    Conversem com calma, mantendo o mesmo tom de voz. De que voz vale discutir constantemente? Faz-vos felizes? Certamente que não. Conversem. É o melhor.

    ResponderEliminar
  16. gente tbm tenho um namorado super ciumento,no inicio do nosso namoro,ele brigava por causa de minhas roupas,amigos,orkut,msn e eu achava q ele tinha razao e acatava tudo e tentava mudar tudo,aí terminamos,ele disse q mudou voltamos novamente,mas,ele continua do mesmo ,so q eu nao faço mais nada q ele peça,estou usando o q quero,faço o q quero.nunca o trai,mas,ele desconfia de mim,e agora vejo q a soluçao é terminar,pis,gosto muito dele,mas,nao estou feliz....vcs acham certo?bjoss

    ResponderEliminar
  17. O melhor é acabar. Tive uma namorada que me dava liberdade, mas roubava-ma por outros sentidos. E desconfiar é sempre uma coisa difícil de ultrapassar.

    Por muito que gostemos de alguém, temos de pensar nos pós e nos contras. Eu avaliei a minha situação, e achei que o melhor era acabar. Mas esta é a minha opinião. E tive de pensar muito, pois, eu gostava muito dela, mas tinha de decidir. Ou continuar com as suas coisas, ou acabar. Acabei. Foi o melhor que fiz. Para os dois.

    ResponderEliminar
  18. Meu namorado é mt ciumento,ja terminei com ele por causa disso..voltamos e falou q iria mudar mas nao mudou,n posso fazer academia,vestir leg,ir no shop com minhas amigas,conversar nig e nem ver novelas pq acha q vai me influenciar em algo,sem falar q TDS minhas amigas sao más influencias p mim ¬¬ eu n aguento mais! Voltamos,estava td bem,mas agora parece q voltou!Ja chorei mt por isso,gosto mt,fazemos planos e planos,mas ele me sufoca,ja falei TUDO isso p ele mas.. =(((

    ResponderEliminar
  19. Então não é o suficiente. Tens de ser sincera. Porque gostas dele, só para não ficares sozinha. Não será isso? Tens de ser sincera e directa no assunto. ou dizes que queres o teu espaço. Ou então muda de rapaz. Porque são como os peixes, arranja outro. É difícil de ouvir isto, mas é a verdade. Não queiras um rapaz que te trate dessa maneira como dizes. Se alguma vez o traíste então ele tem de ultrapassar isso e confiar em ti, mesmo que seja difícil para ele. Caso ele tenha sido sempre assim, o melhor a fazer é dizeres tudo o que te faz triste. Toca-lhe no peito com o dedo e mostra-lhe o que sentes quando ele te faz isso tudo. ;)

    ResponderEliminar
  20. Eu tbm tenho um namorado ciumento...namoramos 3 anos e ele sempre me controlavaa,atendia aos pedidos dele p evitar brigar...como roupas,amizades,sonhos,desejos..larguei tudoo para n maogoa-lo...até ki n aguentei + e terminei...Msm gostando mto dele fui fortee e ficamos separados 1 anos...Agora voltamos ele disse q tinha mudado,q tudo seria diferente,Mas está pior do q antes.!! :( Já sofri demaais e nao tenho + forças pra lutar...Gosto muito dle e já fiz tudo q podia pra ajuda-lo..Então nao sei se devo lutar ou desistir ..!?? Me ajude por favorrr

    ResponderEliminar
  21. O melhor é conversarem. Tu tens de lhe dizer o que te magoa e ele tem de ser sincero contigo. Como tu com ele. Tens de lhe dizer as verdades mesmo que magoem. Têm de ser sinceros um com o outro. Não há nada que possam fazer. Ele tem de mudar o feitio e o medo que provavelmente tem e tem de confiar mais em ti e respeitar o teu espaço, os teus amigos. O problema dos homens é ter medo de perder a rapariga com quem se dão. Vocês deviam ser amigos e não amigos por interesses. Não vou dizer que, quando se gosta, faz-se tudo, não. As pessoas só têm de ouvir o outro. Tentar entende-la.

    ResponderEliminar
  22. Namorei durante 2 anos posso afirma que o amei mt e ele era iper ciumento só que eu sempre fui tranquila nunca tive ciumes possecivo , terminamos por ele me sufocar demais ; hoje estou em um novo relacionamento qe ja dura 2 meses sou muiiiito controladora e possiciva é como se agora a louca sou eu , é mais forte que eu mudei muito e nao consigo vê-lo ao lado de outra menina , oq esta acontecendo cmg ? :s

    ResponderEliminar
  23. O melhor é deixar isso passar. São fases. Gostas dele e não o queres perder. O medo faz essas coisas. Mas tem em mente que não podes mandar em ninguém, nem proibi-lo de ver ou estar com alguma rapariga. Dá-lhe espaço, se ele gostar de ti ele saberá sempre o que dizer quando fores atacada por ciumes. Relaxa e pergunta-lhe apenas quem é a rapariga com quem ele falou ou assim. Fica a conhecer as pessoas. :D

    ResponderEliminar
  24. O meu namorado é doente e precisa de tratamento. Em três semanas de namoro brigamos mais do que ficamos juntos. Eu gosto dele, já conversei expondo meu ponto de vista, falei seriamente com ele que ia ter paciência mas que ele precisa mudar o jeito dele pra gente poder continuar, mas ele em pouco tempo pegou uma chamada no meu celular, ligou escondido, era uma voz de homem, ele pirou comigo. Pedi pra ele ligar na minha frente, pois não lembrava quem era. Ligou, e era meu cunhado, marido da minha irmã, que ligou para avisar que os dois não viriam passar o final de semana aqui em casa...não acredita quando minhas amigas me ligam, atendo na frente dele, ele pensa que é homem...me liga às vezes duas da madrugada quando estou dormindo, questionando se o celular esta fora de are pq estava desligado ou com quem eu estava falando...são absurdos sem noção. Sinceramente me sinto em uma prisão, e não em um namoro..sou extrovertida e tenho vários amigos e amigas, mas não quero me anular por ele...será que ele vai mudar?

    ResponderEliminar
  25. Eu sinto ciumes do meu namorado. Pois quando estou com ele, os amigos dele nao param de chamar ele para conversar, e, ai ele acaba me largando para ficar conversando. E a conversa duram hrs.
    Acabo ficando inrretada,e faço uma cena..... Ele disse que nao tem nada de mais, que estou fazendo tempestade e copo d`agua.
    E fico com ciumes da brincadeiras das amigas dele, ele age como se nao tivesse namorada.Isso me deixa louca.
    Me ajudem....

    ResponderEliminar